O Ano Litúrgico é a sobreposição do percurso do ano normal com os mistérios da vida de Cristo, desde a Encarnação até o Regresso Glorioso. O Ano Litúrgico começa com o Advento (o Tempo da Espera do Senhor), tem o seu primeiro clímax no Tempo do Natal e o Segundo, ainda mais alto, na celebração da Paixão, Morte e Ressurreição redentora de Cristo, na Páscoa. O Tempo Pascal termina com Pentecostes ( a descida do Espírito Santo Sobre a Igreja). O ano Litúrgico Litúrgico é continuamente interrompido por festas de Maria e dos Santos, Nas quais a Igreja exalta a graça de Deus, que conduziu a humanidade à Salvação.
[1168-1173, 1194-1195]"
Bem instrutiva essa definição, mas preciso lembrar que o Ano Litúrgico tem um ciclo de leituras dominicais que se repetem de três em três anos. Por isso frequentemente ouvimos falar em Ano A, B e C, que são os nomes pelos quais são chamados esses três ciclos. Durante o Ano A estudamos a maioria do Evangelho de Mateus, Durante o Ano B estudamos grande parte do Evangelho de Marcos e Durante o Ano C estudamos grande parte do Evangelho de Lucas, deixando o Evangelho de João para a maioria das várias Festas e Solenidades. As leituras dos três Anos se encontram no Lecionário Dominical.
Durante o Ano Litúrgico também encontramos o Ciclo Semanal ( leituras que são lidas da segunda-feira até o sábado), nesse Ciclo existem duas sequencias de "primeiras leituras": uma é lida nos anos ímpares e outra é lida nos anos Pares, conservando sempre o Mesmo Evangelho. Encontramos essas Sequencia no Lecionário Semanal.
Por fim nos Anos Litúrgicos celebramos as solenidades e festas, todas com suas respectivas Leituras, Salmo e Evangelho. Algumas Solenidades e Festas se encontram nos Lecionários citados anteriormente já outras (principalmente festas de Santos e festividades menores de Nossa Senhora) se encontram no Santoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário